:

  • INUSITADO: Aluno Come Exposição De Museu Na Coréia Do Sul


  • Um aluno de arte da Universidade Nacional de Seul não se contentou apenas em olhar a obra no museu, como também aproveitou para senti-la.

Apesar de inusitado, a obra de arte é de uma dualidade bastante atraente, seja para o mundo visual de turistas e contempladores ou para pessoas que estão com fome no meio do rolê.

Um aluno de arte da Universidade Nacional de Seul não se contentou apenas em olhar a obra no museu, como também aproveitou para senti-la. 

O estudante removeu uma fruta que estava colada na parede por uma fita adesiva – uma obra icônica do artista italiano Maurizio Cattelan – do Leeum Museum of Art em Seul, Coréia do Sul, onde estava em exposição. Após tirar da parede, o jovem a comeu.

“O aluno disse ao museu que comeu porque estava com fome”, disse um porta-voz do museu.

Com o nome de batismo “Comedian” (Comediante, em português), a exposição da banana se tornou um dos maiores momentos icônicos do planeta da arte ao ser avaliada por US$ 120 mil na Art Basel Miami Beach, em dezembro de 2019. Outras duas edições da peça curiosa, também foram vendidas na feira.

Após devorar a fruta, o estudante colou a casca de volta na parede com a mesma fita que estava nela. A casca foi assim substituída pelo museu por uma banana nova. 

“Aconteceu de repente, então nenhuma ação especial foi tomada. O artista (Cattelan) foi informado do incidente, mas não teve nenhuma reação a ele”, acrescentou o porta-voz do museu.

A obra é parte da exposição individual de Cattelan, WE, que está a mostra no museu de Seul até o dia 16 de julho. Até então, a fruta é trocada frequentemente a cada dois ou três dias, mas não está à venda, e obviamente, não está disponível para consumo.




Cattelan é famoso por peças cômicas que testam a cultura popular e diversas vezes provoca debates em torno da arte conceitual.

Não foi a primeira vez que a obra de arte exposta no museu atraiu olhares e estômagos famintos.

Após a primeira exposição de “Comedian” vendida em 2019 , o artista performático David Datuna descolou de propósito a banana em amostra na galeria Perrotin na Art Basel em Miami e a comeu na frente de espectadores que assistiam boquiabertos.

Datuna se orgulhou de seu feito em seu Instagram na época dizendo “Eu realmente amo esta instalação. É muito deliciosa”. Após a repercussão, ele defendeu seu próprio ato, chamando-o de performance artística em entrevista coletiva e não de vandalismo.